MetaLimbs: a mochila que traz um par de mãos controladas pelas suas pernas

Lembram do Dr. Octopus, vilão dos quadrinhos do Homem Aranha? Na história, ele é o cientista que criou tentáculos hidráulicos para manusear de forma mais segura isótopos radioativos e, por causa de um acidente de trabalho, ele ficou preso aos tentáculos e virou o arqui-inimigo do super herói aracnídeo.

OctopusHD

Voltando à vida real, uma mochila criada por japoneses promete trazer um par de mãos acopladas a uma mochila que são controladas pelos movimentos das suas pernas e pés.

metalimbs

Os cientistas da Universidade de Keio e da Universidade de Tóquio, criadores da engenhoca, dizem que a ideia é tanto ajudar aqueles que são mais multitarefas e precisam uma ajudinha extra (quem nunca tentou abrir uma porta enquanto segurava o seu café em uma mão e o notebook na outra?), mas também auxiliar pessoas que tiveram braços amputados.

Os sensores são adaptados aos membros inferiores e são capazes de captar os movimentos das pernas e dedos dos pés e reproduzir os mesmos movimentos nas mãos e braços robóticos.

Teoricamente, o MetaLimbs foi desenvolvido de modo a ser utilizado na posição sentada, onde temos maior liberdade de movimento nas pernas. Porém, dependendo da habilidade do usuário, é possível também ser utilizado em pé. Os engenheiros ainda afirmam ser possível trocar as mãos robóticas por outras ferramentas, o que permitiria utilizar o equipamento em funções laborais mais perigosas para as mãos humanas.

Abaixo está um link para o vídeo que mostra a funcionalidade do equipamento.

MetaLimbs
Fontes:

Anúncios